Dia Mundial da Água

atividade 1º ano dia mundial da água

Essa atividade é indicada desde o 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo, além de conscientizar sobre a importância de economizarmos água, a produção de um cartaz coletivo.

Aproveite o tema e explore mais sobre o Dia Mundial da Água, como a importância dela, as utilidades e a conscientização acerca do seu consumo; através de literatura infantil, músicas, ou outros tipos de textos e metodologias. Dessa forma promova um debate entre os estudantes acerca da finitude ou não da água.


Você pode incialmente levar os estudantes a discutir acerca dos usos da água em seus cotidianos. Feito isto, peça que pensem em maneiras de como podem diminuir seu consumo, utilizando a água de forma consciente, para que no futuro não falte. Dê sugestões, por fim, solicite que desenhe na gota como fariam para economizar, depois recorte e cole-o em um cartaz coletivo para ser exposto na escola, a fim de conscientizar toda a comunidade escolar. Algumas frases que podem ser escritas no cartaz: "Se economizar não vai faltar!", "Cada gota conta!", etc.

Seguem algumas sugestões de vídeos do Youtube:


Por que precisa economizar água?
Música Palavra Cantanda: Naturágua
Show da Luna: Como a água vira chuva?
Água?
Uso consciente da água: Hábitos de consumo.


HABILIDADES:

EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF05CI04- Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos

EF05CI05- Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade